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E-commerce

Quais as vantagens do e-commerce?


O e-commerce já reúne milhões de lojistas e consumidores. Na era digital, as compras pela internet já se tornaram um hábito para as pessoas — e é, claro, uma grande oportunidade para os vendedores.

Agora, vamos entender melhor quais são as vantagens do e-commerce para os lojistas: 

Vender para mais pessoas


A internet abre as portas da sua empresa para milhares de pessoas que talvez nunca conhecessem o seu negócio. Elas podem morar do outro lado do Brasil, comprar seus produtos e receber em casa.

Os números do e-commerce no Brasil mostram que há cada vez mais compradores online no país. É para toda essa quantidade de pessoas que você pode vender.

Segundo o relatório Webshoppers, quase 80 milhões de pessoas compraram pela internet em 2020, sendo que 13,2 milhões fizeram isso pela primeira vez. Em relação a 2019, o número de novos consumidores, impulsionado pelo contexto da pandemia, cresceu 23%.

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Como montar um e-commerce em 2023


Estudar o mercado, conhecer o seu público, definir o seu produto e escolher uma boa plataforma de e-commerce são alguns dos passos fundamentais para ter um negócio no comércio eletrônico.

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E-commerce marketing: 9 dicas para divulgar sua loja online


O marketing para e-commerce deve contar principalmente com canais digitais, como redes sociais, email e blog. Dessa forma, as estratégias de e-commerce se conectam diretamente com os usuários da internet — basta levá-los até as páginas de venda da sua loja virtual.

Agora, vamos ver como elaborar estratégias de marketing digital para e-commerce. Acompanhe:

Conheça seu público-alvo


Toda estratégia de marketing precisa ser direcionada a um público-alvo. O que os lojistas mais querem é vender para todo mundo, mas é importante definir um perfil de público que você quer atrair, para direcionar melhor as estratégias.

O público-alvo é o segmento de consumidores cujas necessidades os seus produtos atendem. Podem ser, por exemplo, mulheres, acima de 40 anos, que moram no interior do Brasil e gostam de praticar esportes. Pense em características demográficas, geográficas e comportamentais que identifiquem essas pessoas de maneira ampla.

Defina sua persona


Além do público-alvo, defina a persona das suas estratégias de marketing digital para e-commerce. A persona também define com quem a marca quer se comunicar, mas traz um maior aprofundamento nas suas características psicológicas e comportamentais, principalmente as dúvidas e necessidades que a sua loja pode ajudar a resolver.

A partir dessa descrição, você consegue definir melhor a linguagem que deve usar nos conteúdos e que tipos de conteúdos podem ser mais valiosos para a sua audiência.

Crie a identidade visual


A identidade visual é outro elemento importante das estratégias de marketing. É a partir da identidade da marca que se desdobram todas as peças de divulgação, desde o layout do e-commerce até os anúncios de publicidade.

Para criar uma identidade visual, é preciso entender a personalidade da sua marca, ou seja, quais características e valores são mais marcantes nela. Entender o público-alvo e a persona também ajuda a definir as cores e elementos que melhor se comunicam com os seus potenciais clientes.

Escolha os seus canais de comunicação


Os canais de comunicação são os pontos de contato da sua loja com o consumidor. A partir do seu conhecimento sobre a persona, você vai identificar quais canais os seus clientes preferem usar — então, é lá que você deve estar. Estas são algumas possibilidades:

 

  • Instagram

  • Facebook

  • TikTok

  • Email marketing

  • Blog

  • WhatsApp


Além dos canais de comunicação e marketing, pense também nos canais de atendimento. Oferecer um telefone de contato, um canal de televendas e/ou um chat online são formas de estar sempre disponível para atender seus clientes.

Monte um plano de marketing


Defina suas estratégias em um plano de marketing. Esse documento estabelece o que você quer fazer e aonde quer chegar, de maneira clara e objetiva. O plano traz alguns tópicos como:

  • Diagnóstico da sua empresa (situação atual, porte, equipe, localização etc.);

  • Definição de objetivos e metas;

  • Indicadores de desempenho;

  • O público-alvo e a persona;

  • Análise de concorrentes;

  • Estratégias de marketing e relacionamento;

  • Cronograma de atividades;

  • Orçamento de marketing.


As estratégias de marketing e relacionamento são o coração do plano de marketing. Ali você pode definir as estratégias que vão ajudar a alcançar seus objetivos, como envios de email marketing, publicações nas redes sociais, criação de um blog, uso de anúncios pagos, entre outras.

 

Perceba que existem várias possibilidades de estratégias de marketing digital. Mas é preciso definir prioridades para que você e sua equipe consigam dar conta de tudo. Então, escolha canais e estratégias que melhor se comuniquem com o seu público, ok?

Poste conteúdo interessante


Criar conteúdos já é uma obrigação para as marcas no marketing atual. Elas precisam publicar, principalmente nas redes sociais e em blogs, sobre assuntos que interessem à sua audiência e sejam relevantes no seu dia a dia.

Imagine que todas as pessoas têm um feed já cheio de conteúdos. Então, pense que você precisa se destacar. Para isso, procure entender o que a sua persona quer saber, quais dúvidas ela quer resolver. Além disso, crie um visual atrativo, que não passe despercebido em meio a tantas publicações.

Interaja com seu cliente


O marketing digital não é feito para as marcas falarem sozinhas. Os consumidores querem — e devem — ser ouvidos. Eles têm dúvidas, querem expor suas opiniões e gostam de interagir com as marcas que admiram.

Então, aproveite o poder de interatividade que a internet oferece para estreitar o relacionamento com a sua persona. Esteja disponível para conversar com seus potenciais clientes, mas também incentive as interações nas suas publicações. Dessa forma, você reforça os laços e fideliza os consumidores.

Uma boa ideia é compartilhar os posts de usuários que citam a sua marca — assim, você valoriza o engajamento dos seguidores e incentiva que eles participem mais.

Faça parcerias com outros negócios


Não pense que o seu negócio está sozinho. Você pode conversar com outros lojistas e marcas para fazer parcerias de divulgação e potencializar seu alcance.

Chamamos isso de co-marketing, que é a união entre dois ou mais parceiros para elaborar algum material ou ação em conjunto. Pode ser um ebook, um cupom de desconto, um brinde, entre outras ideias.

Você pode, por exemplo, oferecer o produto de um parceiro como brinde para clientes que comprarem acima de determinado valor. É um mimo para eles, mas também uma forma de atrair os clientes do seu parceiro.

Outra ideia é produzir conteúdos para o blog ou as redes sociais de um parceiro, com links para as suas páginas e produtos. Dessa forma, você atrai um público novo para o seu e-commerce e pode gerar mais vendas. 

Trabalhe com influenciadores digitais


Influenciadores digitais também ajudam bastante na divulgação do e-commerce. Essas personalidades da internet já têm um público fiel e numeroso, o que pode significar novos clientes para a sua loja.

Os seguidores confiam no que os seus influenciadores indicam. Então, se eles recomendarem e endossarem a sua loja, pode ter certeza que você vai ganhar novos clientes.

Você só precisa encontrar influenciadores que tenham um público alinhado com a sua persona. A Shopee, por exemplo, investiu em influenciadores populares para divulgar a sua Black Friday em 2020.

Mas não pense que você precisa fazer parceria com os influencers mais conhecidos, que cobram caro por qualquer divulgação. Mais interessante é encontrar personalidades do seu nicho, que podem até ter menos seguidores, mas geralmente têm um público mais engajado.

 

Como aumentar vendas de e-commerce?


Quer mais algumas dicas para aumentar as vendas no e-commerce? Cada detalhe pode fazer a diferença! Por isso, vamos dar mais algumas ideias de vendas, marketing e relacionamento com seu cliente. Confira:

Invista no remarketing


Remarketing é uma das estratégias mais eficientes do e-commerce. Sabe aquele cliente que foi “só dar uma olhadinha” e deixou o seu site sem comprar? Essa estratégia permite ir atrás desse cliente e incentivá-lo a voltar para finalizar a compra.

Uma campanha de remarketing deve ser criada em alguma das plataformas de publicidade da internet, como o Google Ads ou o Facebook Ads, ou em ferramentas de email marketing. Assim, elas identificam clientes que visitaram o seu site sem comprar nada e enviam a eles anúncios ou emails para que retornem.

Surpreenda o cliente na entrega


A entrega do produto no e-commerce é crucial para a satisfação do cliente. É a hora de saber se as expectativas vão ser atendidas. É o momento em que a compra e a relação com a loja se tornam tangíveis. O cliente vê o produto de perto, toca, experimenta.

Então, você pode surpreender o cliente na entrega para superar suas expectativas. Uma embalagem bem feita, algum mimo de brinde ou até mesmo um recadinho escrito à mão — tudo isso ajuda a encantar e fidelizar os consumidores.

 

Crie uma página de produto completa


Uma página de produto completa ajuda o comprador a tomar sua decisão. Como a compra é à distância, ele precisa do máximo de informações possíveis para saber que produto está comprando.

Então, dedique-se às páginas de produto. Elas devem trazer fotos diversas, uma descrição completa, as especificações técnicas (medidas, material, voltagem etc.), além do preço, formas de pagamento e frete. Mas você pode deixar essa página ainda mais completa com:

 

  • Vídeos;

  • Avaliações de clientes;

  • Comparativos com outros produtos;

  • Posts de blog relacionados ao produto;

  • Sugestões de produtos complementares;

  • Espaço para perguntas de clientes;

  • Perguntas frequentes (FAQ).

  • Integre as vendas com o Instagram


As vendas pelas redes sociais já são uma realidade. Lá as pessoas descobrem produtos, seguem marcas e planejam suas compras. Então, nada melhor que direcioná-las até o seu e-commerce para comprar logo e transformar seguidores em clientes.

O Instagram Shopping oferece diversos recursos para vendas. Um deles é a sacolinha do Instagram, que permite marcar produtos nos seus posts e stories e direcionar os usuários para uma espécie de vitrine da sua loja na rede social. De lá, é possível levar os usuários até a página de venda do produto na sua loja virtual.

Para isso, é preciso integrar o seu perfil com a plataforma de e-commerce. Então, verifique se a plataforma que você escolher tem essa possibilidade de integração.

Venda em marketplaces


Outra possibilidade de integração das plataformas de e-commerce é a venda em marketplaces. Você pode inserir seus produtos nos maiores marketplaces do Brasil e controlar as vendas pela sua própria loja virtual.

Dessa maneira, os estoques ficam integrados: se você vende um produto no Mercado Livre, por exemplo, o sistema da loja virtual já dá baixa daquele item no estoque. Além disso, você consegue ampliar bastante o alcance e as vendas da sua loja.

Quais as métricas do e-commerce?


Uma das grandes vantagens do e-commerce é poder medir todos os seus resultados de marketing e vendas. Do número de seguidores ao faturamento da loja, todos os dados estão disponíveis para serem avaliados.

 

Agora, vamos ver quais são as principais métricas que você deve monitorar:

 

Retorno sobre Investimento (ROI)


O ROI representa o retorno financeiro que os investimentos em marketing e vendas trouxeram para o seu negócio. Essa métrica ajuda a entender se esses investimentos estão valendo a pena e como otimizar a verba investindo naquilo que traz mais retorno.

 

Ticket médio


O ticket médio é o valor médio que os clientes gastam em cada compra, que pode incluir um ou mais produtos. Para calcular o ticket médio, é só dividir o faturamento pelo número de clientes no mesmo período. A intenção é sempre aumentar o ticket médio para que cada cliente renda mais para a sua loja.

Taxa de abandono no carrinho


A taxa de abandono de carrinho mostra, entre os usuários que colocam produtos na sacola do e-commerce, o percentual daqueles que deixam o site antes de finalizar a compra. É importante acompanhar essa métrica para entender quais erros podem estar levando os visitantes a deixarem de comprar.

Custo de aquisição do cliente (CAC)


O CAC indica o valor médio que a sua loja gasta para conquistar cada cliente. O cálculo envolve os custos de marketing e vendas para atração de clientes, que devem ser divididos pelo número de clientes adquiridos em um mesmo período. Ao comparar essa métrica com o ticket médio, você pode avaliar se está gastando mais do que recebendo com cada cliente.

Taxa de conversão


A taxa de conversão revela o percentual de visitantes do e-commerce que fez alguma compra na sua loja. Essa métrica é importante para avaliar se as estratégias de conversão do site estão sendo efetivas ou se é preciso otimizar as páginas para vender mais.

 

6 erros comuns em e-commerce que impedem de vender mais


Mesmo que você se dedique para criar o melhor e-commerce, alguns erros comuns podem dificultar esse caminho. Selecionamos aqui os principais erros que os lojistas cometem e que impedem de vender mais pela internet.

 

Falta de suporte de qualidade


O suporte das lojas virtuais precisa estar preparado para atender os clientes — antes, durante e depois de uma venda. Os clientes têm dúvidas que precisam ser respondidas com agilidade e eficiência, e isso exige um treinamento dos atendentes. Eles também precisam se conscientizar da importância de atender bem o cliente para garantir sua satisfação e fidelização.

Não ser acessível para celulares


Se o seu e-commerce não é acessível para celulares, você pode perder muitas vendas. Afinal, atualmente muitos consumidores usam o seu smartphone para comprar. Então, verifique se a sua plataforma de e-commerce permite criar um site compatível com dispositivos móveis, que ofereça a melhor experiência para todos os usuários.

Ausência de segurança de dados


O e-commerce lida com dados sensíveis dos consumidores. Eles informam seu endereço, CPF, cartão de crédito, entre outros dados pessoais. Então, a loja virtual deve adotar medidas de proteção, como o uso de certificado digital e do protocolo HTTPS. Isso transmite confiança ao cliente, evita problemas com invasões e vazamentos de dados e, mais importante, é lei (LGPD).

Problemas de logística


Problemas de logística levam a atrasos na entrega, danos a mercadorias, custos desnecessários e outros prejuízos. Isso tudo afeta a satisfação e o relacionamento com os clientes e prejudica a imagem da sua loja. Por isso, a logística é um dos pontos mais importantes do planejamento de e-commerce.

Dificuldade de entrar em contato


Muitas lojas virtuais dificultam o acesso aos meios de contato. Você precisa revirar o site para encontrar um telefone ou fica horas esperando pelo atendimento no chat. Isso pode levar o consumidor a desistir da compra e ainda ficar com uma péssima impressão sobre a loja. Então, esteja disponível para atender o cliente e resolver suas dúvidas.

Experiência de compra ruim


Um site que não carrega com rapidez, páginas que dão erro e não abrem, informações faltando, formulários de cadastro muito longos… Tudo isso contribui para uma experiência de compra negativa. O que você precisa fazer é facilitar a vida do comprador e simplificar o processo, de maneira que ele encontre e compre o que deseja sem obstáculos.

Principais dúvidas sobre e-commerce


Ainda tem algumas dúvidas sobre e-commerce? Vamos passar agora por algumas perguntas frequentes relacionadas ao comércio eletrônico.

 

Como surgiu o e-commerce no brasil?


O e-commerce no Brasil começou na década de 1990. Em 1995, iniciou-se a era da internet comercial no país. Então, começaram a surgir as primeiras lojas virtuais — a Booknet, uma livraria virtual, talvez tenha sido a primeira. Em 1999, essa loja foi comprada por aquele que se tornaria um dos maiores e-commerces brasileiros: o Submarino.

No início, o e-commerce no Brasil passou por muita desconfiança. Os consumidores tinham medo de comprar sem conhecer o vendedor ou informar seus dados de pagamento. Nesse contexto, os sites de compras coletivas, com descontos agressivos, ajudaram a popularizar o hábito de comprar pela internet. A partir daí, o e-commerce só evoluiu e cresceu no Brasil.

Loja virtual precisa emitir nota fiscal?


Lojas virtuais precisam emitir notas fiscais. Vale lembrar o que dissemos antes: em muitos aspectos, ter um e-commerce é como ter qualquer outro negócio. Você precisa registrar a empresa, obter um alvará da prefeitura, pagar tributos e outras diversas obrigações, inclusive emitir NFs.

Existe uma exceção, porém, sobre os Microempreendedores Individuais. Pela legislação, os MEIs não são obrigados a emitir notas fiscais, o que vale também para as vendas pela internet. 

Ainda assim, vale a pena pensar no lugar do seu cliente. Você não se sentiria mais seguro de comprar com uma loja devidamente registrada, que emite nota fiscal de venda? Então, mesmo que não seja obrigado a isso, procure emitir nota fiscal.

O que é um serviço de hospedagem de site?


Hospedagem de site é o conjunto de servidores de uma empresa que armazena os dados e informações das suas páginas. O provedor é a empresa que oferece esse tipo de serviço, com uma grande infraestrutura de servidores para armazenar milhares de sites ao mesmo tempo.

Para ter um e-commerce, você precisa hospedar a loja virtual com algum provedor. Então, escolha um serviço confiável e com bom suporte técnico, que garanta segurança, disponibilidade do site e capacidade de armazenamento, mesmo que a sua loja cresça.

 

Como trabalhar com e-commerce de casa?


Trabalhar com e-commerce de casa é bastante comum. Como as vendas online não exigem um local para receber o cliente, você pode administrar todo o negócio dentro da sua própria casa, sem gastar mais com aluguel, luz e internet.

Na maioria das vezes, você só precisa de um espaço para o estoque. Dependendo do tipo de produto e do volume de vendas, eles podem até ser armazenados na sua casa, ou você pode alugar um espaço de armazenamento. Algumas lojas sequer mantêm um estoque: no modelo dropshipping, elas fazem apenas a intermediação da venda, enquanto os fornecedores enviam diretamente ao cliente.

 

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce?

 

A escolha da plataforma de e-commerce é uma decisão importante, já que ela define a estrutura da sua loja e influencia diretamente na experiência de compra que você vai oferecer.

Para fazer uma boa escolha, investigue sobre a reputação dessas plataformas, leia avaliações de clientes, veja alguns cases e saiba se prestam um bom atendimento. Entenda também se a plataforma oferece os recursos que você precisa e qual o melhor plano para o porte da sua loja.

 

Quer ter seu próprio e-commerce?


Depois de ler o nosso guia completo e descobrir como trabalhar com e-commerce pode ser uma grande oportunidade, ficou com vontade de ter a sua loja virtual?

Podemos ajudar você a ter um e-commerce de sucesso, independentemente se você já vende em lojas físicas ou se é um lojista iniciante.

A Divug Marketing e Branding oferece uma solução completa para ter a sua loja virtual. Você ainda conta com todo o suporte da nossa equipe para resolver suas dúvidas e aproveitar melhor todos os recursos. Quer conhecer a Divug Marketing e Branding? Agende uma reunião com um dos nossos consultores e inicie agora mesmo para ver como é prático criar um e-commerce!

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