1. Analise Do Produto/Serviço Ao Vender Pela Internet
Antes de pensar em qualquer meio de venda virtual é necessário estabelecer qual serviço ou produto irá ser oferecido aos consumidores.
Para estabelecer qual é o melhor produto/serviço à ser disponibilizado, deve-se observar os seguintes fatores:
Custo
Lucro
Concorrência
Grau de conhecimento na área Faça uma boa pesquisa de mercado, isso irá ajudar a escolher o produto e o rumo a seguir, até mesmo sobre a viabilidade ou não do seu negócio.
1. 1 – Custo
A análise de custos consiste observar qual será o valor necessário para adquirir o produto, disponibilizá-lo, frete (entrega), valor com hospedagem do site, domínio, webdesigner (fazer o site e manutenção), entre outros.
É importante frisar que o custo não é tão somente o que você vai gastar para fazer o produto ou mão de obra em caso de serviço, mas sim TUDO que será gasto.
Nessa etapa é preciso encontrar bons fornecedores, já que será analisado o custo do produto.
1.2 – Lucro Ao Vender Pela Internet
Após analisar o custo que terá para manter TODA A ATIVIDADE funcionando, será preciso analisar o preço que será vendido seu produto, bem como o LUCRO que será auferido.
O lucro não pode ser baixo, aconselha-se que seja superior a 100%, lembrando que CUSTO É TUDO QUE IRÁ GASTAR.
Fazer um estudo e um plano de negócios em cima do custo x lucro para ficar sempre com saldo positivo é fundamental.
1.3 – Concorrência Ao Vender Pela Internet
A concorrência talvez seja um dos fatores mais importantes a ser levado em consideração, ainda mais quando pensado em VENDAS PELA INTERNET.
Uma concorrência muito forte significa:
Muitas promoções e preços baixos.
Variedade de escolhas.
Produtos de boa qualidade.
Dificuldade em ranquear em motores de busca (será explicado posteriormente)
Concorrentes que investem em publicidade.
Por isso, aconselhamos à você procurar um produto ou oferecer um serviço que não tenha uma concorrência fora do comum.
Vamos supor que deseje vender calçados de marca pela internet. Ótimo, você irá disputar mercado com nada menos que Centauro, Netshoes, Paquetá e Dafiti, mais um monte de pequenas empresas.
Assim, para ter chances de ganhar mercado, seu produto terá que ter um DIFERENCIAL, talvez o preço, propaganda, enfim, mas algo terá que se sobressair.
Agora, muito mais fácil será se você vender um produto que não tenha concorrência de “peso”, assim, poderá se sair melhor no mercado online.
1.4 – Grau De Conhecimento Na Área
Ter conhecimento do produto vendido ou do serviço oferecido é fundamental, é melhor atuar em algo que se tenha conhecimento e ter uma forte concorrência do que buscar um nicho de mercado que não tenha concorrência mas que não se tenha ideia nenhuma de como funciona.
Por isso, aposte em algo que você tenha intimidade no assunto.
2. Plano De Planejamento Para Vender Pela Internet
Antes de iniciar uma a venda pela internet, ou seja, montar uma loja virtual e hospedá-la, deve-se formar um plano de planejamento.
Nesse plano deverá constar o passo a passo que será feito, pelo menos no início.
Dentre o planejamento deve constar:
1. Estrutura do site.
2. Forma que será enviado os produtos.
3. Fornecedor, prazos.
4. Clientes que se espera atingir.
5. Formas de publicidade que serão utilizadas.
6. Data para inicio das atividades.
7. Data e horário para manutenção do site e subida de novos produtos.
8. Orçamento inicial de gastos e estimativa de lucro em determinado período.
9. Demais informações que julgar interessante.
Caso você não consiga fazer tudo sozinho, principalmente quanto a manutenção da contabilidade, poderá contratar um escritório de contabilidade, o preço é bem em conta.
O planejamento deve ser seguido e mantido, podendo ser acrescentado ou até mesmo alterado, mas sempre faça um plano de planejamento para seu negócio.
3. Montando Uma Loja Virtual/Site
Montar a loja virtual ou o site é imprescindível para começar a vender pela internet, tanto um serviço quanto um produto.
O site deve ser feito por alguém com conhecimento apurado em webdesigner e programação, podendo ser feito pelo empresário, dono da empresa, caso o mesmo tenha conhecimento do assunto.
Todavia, aconselha-se a contratação de um profissional para desenvolver o site, isso porque o profissional está acostumado em fazer inúmeros sites, bem como com a aparência que atraí mais a atenção dos consumidores.
Outro fator importante que torna interessante a contratação de um profissional é o fato de que o site será entregue dentro de um prazo, permitindo que o empresário inicie as atividades de venda e, principalmente, possa se preocupar com as preocupações que terá.
Existem empresas de consultoria vender pela internet, busque-as se tiver dificuldade.
O site deve transmitir a identidade da loja, por isso, analise com muita calma o design, bem como, tome por base os concorrentes, analisando cada detalhe e preocupações que os mesmos tiveram. Neste momento você deve criar uma marca.
Dica importante: Procure pelas falhas do site dos concorrentes para evitar cometer no seu, assim sairá com uma vantagem.
4. Ferramenta De Pagamento Para Vender Pela Internet
O pagamento pelo produto vendido pela internet é feito através de sistemas ou plataformas, por isso será necessário cadastrar-se e inserir alguma em seu site.
Para fins de auxílio, iremos mencionar algumas das principais plataformas de pagamento e-commerce utilizadas:
Paypal
F2b
PagSeguro
Mercado Pago
IAP
Através da utilização de alguma dessas plataformas, será possível receber o pagamento online de forma muito prática.
Importante: Todas as plataformas cobram uma TAXA sobre o valor transferido/venda, sendo assim, leve em consideração no momento de formar o CUSTO do produto.
Veja um pouco mais sobre sistemas de loja virtual.
5. Publicidade
A publicidade deve ser uma constante preocupação do empresário quando se trata de vendas pela internet. Empresas de grande porte, mesmo após já conquistarem sua clientela, continuam a investir grandes somas em publicidade, assim, pode-se perceber na prática o grau de importância da publicidade do negócio e produtos.
Na internet, a publicidade pode ser feita através de anúncios postados em locais de grande movimento, compra de espaços publicitários, banners, através de “afiliados”, publicação de artigos e compartilhamento em redes sociais.
Existem empresas especializadas que atuam no setor de prestação de serviços de publicidade, podendo ser uma ótima forma de alavancar seus ganhos.
5.1 – SEO
Ao pensar e pesquisar para montar uma empresa para vender pela internet com certeza se deparará inúmeras vezes com o termo SEO.
A expressão SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, adaptar o site para mecanismos de buscas como Google, Yahoo e Bing.
Otimizar o site de venda para os mecanismos de de busca é o ponto chave para obter sucesso nas vendas pela internet, já que a 90% dos usuários que efetuam a compra na internet “chegam” através do direcionamento dos motores de buscas.
Dessa forma, pensa-se da seguinte maneira: Caso seu site esteja entre os primeiros mostrados no google, provavelmente terá muitas visitas em seu site, bastando tão somente que seu produto seja bom e tenha um preço acessível.
Aparentemente parece fácil ganhar dinheiro com a venda, ora, vou manter meu site bem posicionado nos motores de busca e ter muitas visitas! NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM!!!
Estar bem posicionado nos motores de busca depende de uma série de fatores, os quais somam “pontuação”, abaixo descrevemos de forma simples os principais:
* Palavras chaves: utilizar palavras chaves adequada é fundamental para ficar bem posicionado.
* Links Internos: Utilizar em textos internos links que direcionam para outro setor do site.
* Links Externos: Esse fator é de suma importância, ter outros sites que tenham links que direcionam para seu site aumenta seu “poder” de page ranking.
* Conteúdo de qualidade: Ter um bom conteúdo faz com que o usuário permaneça mais tempo no site, essa média de tempo faz com que os mecanismos de busca interpretem seu site como de boa qualidade.
* Títulos: Os títulos de cada produto e até mesmo do site deve ser estudado e estar de acordo com os termos utilizados nas buscas dos usuários.
* Domínio: O domínio deve ter relação com o produto vendido, ou seja, supondo que você venda calçados, utilizar um domínio como (calcadosbaratos.com) está adequado, contudo, contrario seria se utilizasse (voceencontraaqui).
* Imagens: As imagens devem conter um “título”, não deixe como nome da imagem caracteres quaisquer, utilize algo relacionado, como por exemplo (tênis-nike-rosa) ao invés de (figura123), pois os mecanismos de busca não podem ler imagens, assim lerão o “texto/título” da imagem.
Tomando um cuidado especial com todos esses tópicos seu site estará bem ranqueado nos motores de buscas, porém, leva-se tempo.
6. Vender Pela Internet E Entrega
Quando executada a compra dos seus produtos ou contratação dos seus serviços, tome um cuidado especial com o atendimento ao cliente e, principalmente, com as informações. Se preciso, monte um call center.
Envie para um e-mail para o cliente com todas as informações pertinentes à compra, bem como esclareça todas as dúvidas que advenham do consumidor.
Informe antes mesmo da compra o prazo de entrega, o mesmo deve ser hábil e possível de ser cumprido. Sugere-se que informe o prazo de entrega com pelo menos 1 a 2 dias a mais do que o necessário, pois um dos comentários responsáveis por “acabar” com a boa fama de uma loja online é de que “não entregou o produto”.
Considere a hipótese de ter uma parceria com empresa de entregas rápidas.
Por isso, para evitar que um consumidor desconfiado poste em fóruns ou locais de discussão que sua empresa não entrega o produto, garanta que o mesmo chegue sempre “antes do prazo informado”.
Importante: Utilize o sistema integrado dos correios para que o usuário possa “simular” o valor do frete para o envio do produto, bastando que digite o seu CEP e escolha a modalidade do envio (pac / sedex).
7. Garantia Ao Vender Pela Internet
Informe em um lugar bem visível e de fácil acesso sobre a garantia do produto vendido, explicando exatamente como proceder caso aconteça algum imprevisto.
Expor esse tipo de informação traz credibilidade para a empresa, podendo ser um diferencial no momento da compra.
OBSERVAÇÃO: Informe em um local BEM VISÍVEL também o CNPJ da empresa!
8. Chat Online Para Vender Pela Internet
Por experiência própria posso afirmar que a existência de um chat online no site pode acrescentar em até 40% o percentual de conversão de visitas em vendas bem sucedidas.
Qualquer dúvida que o usuário tenha, desde entrega até existência de desconto pode ser retirada através do chat online, vou ainda mais longe, melhor se for possível incorporar um Chat Online Automático que abrirá quando o visitante acessar o site, assim você poderá “persuadi-lo” a comprar o produto.
Lembre-se que o cliente é o sucesso do seu negócio e conseguir a fidelidade do cliente é o seu foco.
O sucesso na venda de produtos ou de serviços pela internet depende diretamente da sua perseverança, no início é complicado, mas com o passar do tempo e muita publicidade a empresa se torna conhecida, com inúmeros links externos e uma excelente posição nos motores de busca.
É importante que se faça analises frequentes sobre o negócio, bem como que estude a finco tudo que diz respeito a sua atividade. Retire pelo menos 1 (um) dia na semana para analisar seus concorrentes direitos.
Por fim, adquira livros, cursos e outros materiais de estudos sobre a venda pela internet, assim você se especializará e com certeza conseguirá expandir ainda mais seus lucros.
Gostou Do Texto? Comece Agora A Vender Pela Internet E Lucrar!
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