Hoje em dia, estamos conectados à internet na maior parte do tempo. Não saímos de casa sem nossos smartphones e dependemos deles para quase tudo em nossas vidas.
Entendendo esta realidade, empresas e figuras públicas têm pensado, cada vez mais, em estratégias direcionadas ao público da web. Diante disto – desta atmosfera tecnológica em que vivemos – o marketing digital é um ótimo instrumento também para campanhas políticas, pois é a melhor forma de se aproximar dos eleitores que estão sempre à procura de informações nas redes sociais.
Eleito duas vezes presidente dos Estados Unidos, Barack Obama é o melhor exemplo do potencial que o marketing digital tem no meio político. Ele foi o candidato que conseguiu revolucionar a forma de fazer campanha, ao entender que a forma de enviar mensagens mudou, bem como os canais onde estas mensagens serão distribuídas.
Embora não tenha sido o único político a utilizar o marketing digital para divulgar sua “marca”, Obama compreendeu que era desta forma que conseguiria obter os resultados que almejava, então tornou esta a sua principal estratégia, dedicando mais tempo e dinheiro que os demais candidatos.
Um dos fatores que impactou positivamente na campanha de Obama foi, sem dúvida, o site da campanha. Eram feitas atualizações frequentes, além de contar com conteúdo relevante para a audiência.
A divulgação de seus ideais e estratégias políticas, combinada à sua presença nas redes sociais, o aproximou muito dos eleitores, que se identificaram com seu relacionamento com a tecnologia.
Por mais que não exista uma lista exata de estratégias para uma campanha de sucesso através do marketing digital, listamos algumas opções de como obter bons resultados:
Através de uma série de técnicas de otimização para sites e blogs, como SEO – Search Engine Optimization, é possível melhorar o posicionamento de suas páginas em ferramentas de busca e, consequentemente, aumentar os acessos.
Utilizando o marketing digital nas campanhas políticas, é possível manter um relacionamento mais engajado com os eleitores. Se um candidato já tem um site, ele poderá utilizar o Google Analytics como fonte de informações sobre o eleitorado e coletar dados para mensurar a quantidade de possíveis votos, acompanhando as tendências atuais.
Pela importância que o marketing digital provou ter nas campanhas políticas, a tendência é que os envolvidos neste meio comecem a utilizar mais os recursos disponíveis e consigam monitorar e estabelecer um relacionamento com os eleitores, de uma forma mais eficiente e direta.
O ponto principal da estratégia deve ser entender o comportamento do cidadão na internet para então desenvolver as táticas de acordo, traçando um planejamento específico para o perfil identificado.
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