top of page
Foto do escritorDivug

O que é marketing de produto?


Para conseguir impactar um consumidor cada vez mais exigente, é necessário investir em mais planejamento e organização. Isso implica o uso de estratégias que buscam promover a conexão entre as empresas e o seu público.


Um exemplo disso é saber o que é marketing de produto, essencial para aproximar consumidores em potencial da oferta de uma companhia.


O que acha, então, de se aprofundar no assunto e entender mais sobre essa estratégia? Para isso, é só continuar a leitura deste artigo!


Qual é a diferença entre product marketing e gestão de produto?

A diferença entre gestão de produto e product marketing é simples: o primeiro conceito foca no aprimoramento do produto, enquanto o segundo tem como objetivo fazer uma comunicação melhor sobre aquele item. Os dois conceitos precisam atuar em conjunto para que os resultados sejam positivos, mas são duas etapas diferentes de um mesmo processo.


Quais são os estágios do marketing de produto?

Mas, afinal, quais são os estágios do marketing de produto e como a sua equipe deve se comportar em cada uma dessas etapas? Veja aqui!


Perfil dos consumidores

Como qualquer estratégia de marketing, o primeiro passo é identificar qual é o perfil dos consumidores que deseja impactar. Afinal, o grande objetivo dentro da estratégia é se conectar com o público, não é mesmo? Para isso, portanto, é preciso fazer um trabalho de análise de comportamento e preferências da audiência que você deseja impactar com o lançamento do produto.


Para uma faixa etária, por exemplo, a embalagem pode ser um fator decisivo, enquanto outro perfil de público pode dar mais valor aos benefícios que o produto proporciona para o seu dia a dia. Existem diferentes cenários para o sucesso e, por isso, a melhor forma de reduzir essas possibilidades para ter mais precisão é identificando e analisando os seus consumidores em potencial.


Posicionamento e mensagem

Já sabe quem deseja impactar? Excelente, agora é o momento de definir a melhor forma de comunicar os seus diferenciais para a audiência. Isso mesmo: é a hora de escolher um posicionamento para aquele produto dentro do seu segmento. Quais são os benefícios para o consumidor que escolher o produto? Quais são os diferenciais em relação às ofertas dos concorrentes?


Todas essas perguntas precisam ser respondidas para criar um documento que sirva como guia para direcionar todos os esforços de marketing com o intuito de promover o produto. Essa padronização do discurso — definida após muitos estudos e análises — garante uma maior eficiência das estratégias de modo geral, aumentando as chances de impactar o consumidor.


Educação da empresa sobre o posicionamento e mensagem

O parágrafo anterior é o primeiro passo desta etapa: educar todos os profissionais da empresa sobre o posicionamento do produto. Mas isso só é possível a partir da criação de um direcionamento, certo? É exatamente isso que o documento produzido na etapa anterior vai fazer. Agora cabe aos gestores e líderes orientar as suas equipes para alinhar todas as informações.


Criação de um plano de lançamento

Com todos os profissionais da equipe em sincronia, é o momento de se reunir para traçar um plano de lançamento para o produto. Quais são as estratégias mais adequadas para conseguir causar um impacto positivo na audiência? Quais são os profissionais responsáveis por cada tarefa? Tudo isso precisa ser definido nesta etapa.


Criação de conteúdo para o lançamento

Neste estágio, o marketing de produto dá lugar para o marketing de conteúdo. Agora é a hora de focar a criação de conteúdos relevantes para promover o produto a ser lançado. Pode ser um fluxo de nutrição para começar a se comunicar com os consumidores em potencial ou mesmo a criação de posts no seu blog para falar sobre as dores que o produto pode sanar.


A ideia é estimular o interesse e o engajamento do público em relação ao produto. Para isso, portanto, é preciso utilizar o direcionamento definido nas etapas anteriores e criar uma comunicação que transmita todos os valores e o posicionamento que foram determinados.


Preparação da equipe

Se aproximando do lançamento, é mais um momento de olhar para os colaboradores da sua equipe e prepará-los para esse momento. Essa é a hora em que todos os setores precisam atuar de maneira integrada. Vendas e marketing devem trabalhar em conjunto para garantir que o produto alcance ainda mais consumidores em potencial.


Toda a equipe precisa ser preparada e entender exatamente quais são as suas responsabilidades para o lançamento. A ideia é que os ajustes finais sejam corrigidos e o foco fique apenas no produto e em como realizar as respectivas tarefas da melhor maneira possível.


Lançamento do produto

Pronto, o seu produto foi lançado. Tudo aquilo que foi planejado nos estágios anteriores foi colocado em prática e o produto está disponível para toda a sua audiência. Mas se engana quem pensa que o trabalho acabou. Pelo contrário: ainda é preciso acompanhar de perto o desempenho de tudo o que foi feito e realizar os ajustes necessários ao longo do tempo.


Afinal, para ter sucesso a longo prazo é fundamental atualizar e melhorar o seu produto e toda a comunicação ao seu redor, não é mesmo? Por isso, assim que o produto for lançado, é necessário monitorar de perto o feedback e a avaliação do mercado. Dessa forma, é possível aprimorar os pontos necessários e assegurar um alcance ainda maior do seu lançamento.


O marketing de produto é, portanto, fundamental para que qualquer lançamento da sua empresa tenha mais chances de sucesso. É o planejamento em cada um dos estágios que garante a maior eficiência das suas estratégias e, consequentemente, chances maiores de impactar os seus consumidores.


Além de conhecer sobre marketing de produto, é importante se aprofundar em outras questões que envolvem o dia a dia da área. Por isso, confira um guia para ter mais eficiência na gestão de marketing dentro da sua empresa!

Commentaires


bottom of page