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O vendedor: a força que move a economia mundial

Imaginem se, por algum motivo, todos os vendedores do país resolvessem parar de vender por um mês? Pense nisso


Quando pedimos para as pessoas definirem o que é um vendedor, a maioria provavelmente dirá: o inconveniente, o chato, aquele que quer “empurrar” alguma coisa que não precisamos, aquele que não deu certo em nada na vida e resolveu tentar a carreira em vendas. Infelizmente, por alguns estereótipos criados no passado, esse tipo de pensamento existe até os dias de hoje.

Começa com aquela imagem do caixeiro viajante, que muitas vezes passava por um povoado, vendia suas mercadorias e nunca mais voltava.

Recentemente, em nosso país, ocorreu uma paralisação geral dos caminhoneiros e a população sofreu com o caos instalado pela falta de abastecimento de diversos tipos de mercadorias em vários estabelecimentos.

Imaginem se, por algum motivo, todos os vendedores do país resolvessem parar de vender por um mês? Pense nisso. Nem mesmo os caminhoneiros teriam o que transportar. Os lugares onde já existiam mercadorias não iriam vendê-las. Se, hipoteticamente, isso viesse a ocorrer, simplesmente acabaria a nossa subsistência.

Vamos falar das organizações, sejam elas de qualquer tamanho. Minha pergunta é: quem é a pessoa no cargo mais alto destas organizações? Quem é aquele que decide quando contratar pessoas, demitir, ampliar a produção, ou diminuir, ampliar a fábrica, montar filiais, etc?

Se você respondeu que geralmente é o CEO, o presidente, ou o dono (em empresas pequenas), você errou completamente. O cargo mais alto de qualquer organização é ocupado pelo CLIENTE, pois sem o cliente nenhuma organização se mantém funcionando. Nada acontece sem o cliente. E quem faz esse contato direto com o cliente? O VENDEDOR. É ele que entende quais os problemas do cliente, o que ele precisa, como precisa, quando precisa e tudo que envolve a relação entre o cliente e a empresa.

Vendas é o coração de uma empresa. Sem vendas não existe negócio, não existe organização. Essa é a consciência que todos precisam desenvolver. Daí a importância de valorizar e capacitar os vendedores, estimulando-os a desenvolver suas funções em níveis de excelência.

Quando alguém diz que trabalha com vendas, muitas pessoas pensam que o vendedor não conseguiu um emprego dentro de sua área de formação ou não conseguiu um emprego “melhor” e acabou tendo que trabalhar na área de vendas.

Acontece que, por falta de uma formação específica em vendas, como um curso técnico ou universitário específico para esta área, todos nós, vendedores, acabamos aprendendo a arte de vender na prática.

Algumas empresas oferecem ao seu time de vendas, treinamentos, workshops, palestras e estudos de cases para desenvolver estes colaboradores.

A maioria dos vendedores que eu conheço aprendeu pela observação do trabalho de um mentor com mais tempo na área, através do apoio das empresas em que trabalha ou trabalhou, e através de leitura de livros sobre o tema - e aí, com muita satisfação, vejo que temos inúmeros autores nacionais e internacionais abordando cada vez mais o tema e fornecendo técnicas de como se desenvolver nesta área, pavimentando a estrada para o desenvolvimento de um número cada vez maior de vendedores.

Pois bem, durante meu longo trabalho na área de vendas, começando como vendedor e chegando ao cargo máximo de Diretor Comercial, passei por todas estas etapas que mencionei acima, treinamentos, mentores e, principalmente, muito estudo e leitura.

Se você quer vencer na área de vendas é de suma importância desenvolver suas habilidades interpessoais, pois esta área trabalha principalmente com relações humanas.

Já parou para pensar quantos amigos e parentes seus trabalham com vendas? E isso se aplica até àquele seu conhecido que tem um comércio próprio.

Nenhum negócio, seja ele do tamanho que for, sobrevive sem vendas, nada vai prosperar se não houver a relação comercial de compra e venda. É por isso que sou apaixonado pela nossa profissão.

Não importa sua formação – eu, por exemplo, sou Engenheiro Mecânico, se você trabalha com vendas, seja como proprietário de um negócio ou como colaborador de uma empresa, a sustentabilidade e o sucesso do negócio depende totalmente do seu desempenho.

Nós somos a força que move a economia mundial. O mundo depende das relações comerciais para que países, estados, cidades, empresas e pessoas continuem sobrevivendo e prosperando.


Paulo Torrezan é engenheiro, palestrante e consultor de empresas. Possui mais de 36 anos de experiência em vendas, desenvolvimento de negócios, gestão de equipes, planejamento estratégico de vendas, planejamento comercial. Orienta equipes de vendas para o atingimento de metas, conquista e fidelização de clientes.

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