Entre as diversas formas de captar contatos para a sua base, o Facebook disponibiliza a funcionalidade de criação de públicos específicos que receberão seus anúncios.
Para criar esses públicos, podem ser definidos parâmetros para que os anúncios sejam direcionados para pessoas que possam mostrar interesse em seu produto ou empresa.
Além das diversas maneiras de captação, existem também tipos de públicos diferentes que podem ser gerados. Saiba mais sobre essa funcionalidade neste post:
Públicos personalizados
Existem várias formas de criar seu público personalizado no Facebook:
Lista de clientes
A primeira etapa na criação desses públicos personalizados é construir a sua lista de contatos. Para fazer isso, você pode criar landing pages ou então formulários que sejam integrados com o seu site.
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A lista de contatos pode ser enviada ou importada, desde que esteja codificada em Hash. Os dados codificados são utilizados para relacionar os contatos da lista com suas respectivas contas no Facebook, Instagram e Audience Network. Funcionará também como base para outros tipos de verificações.
Contatos que acessaram seu website
Você também tem a oportunidade de verificar o número de conversões em websites, com o auxílio de um pixel de conversão. Esse pixel permite o acompanhamento de contatos que tenham efetuado alguma compra em seu site ou então quantos leads foram atraídos a partir de anúncios realizados no Facebook.
Além dessas verificações, é possível realizar uma ação de remarketing para aqueles que buscam por um produto X, mas não efetivam a compra. Pode buscar usuários que estiveram em seu site em um período de, no máximo, 180 dias.
Atividade Offline
Após interações com seus anúncios no Facebook, você pode verificar quando ocorrem operações envolvendo loja física e outros canais offline, através dos recursos de medição de conversões offline que o Facebook disponibiliza.
A partir da interações anteriores
Este tipo de público é definido a partir da forma de interação com seu conteúdo no Facebook ou Instagram. Podem ser verificadas interações em vídeos, formulários, experiência em tela cheia, página do facebook, perfil comercial do Instagram ou eventos organizados pela sua página.
Após selecionar a opção desejada, é criada uma lista de pessoas que se encaixem no que for definido.
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Eventos do aplicativo
Adicionar algum produto ao carrinho ou alcançar uma nova etapa em um jogo são dois exemplos de Eventos do aplicativo. O Facebook Analytics apresenta 14 eventos predefinidos, mas também podem ser inseridos outros tipos de eventos, baseando-se em sua preferência.
Finalização de pagamento iniciada
Comprado
Classificado
Pesquisado
Créditos gastos
Conquista desbloqueada
Conteúdo visualizado
Nível alcançado
Aplicativo iniciado
Informação de pagamento adicionada
Adicionado ao carrinho
Adicionado à lista de desejos
Cadastro concluído
Tutorial concluído
Fonte: Facebook para empresas
Integração de eventos do aplicativo com SDK do Facebook
Utilizando o SDK (Software Development Kit) do Facebook, é possível obter informações como quem instalou o seu aplicativo, qual a frequência de ativação dele e por quanto tempo utilizam o aplicativo. Com o Analytics do Facebook, também podem ser obtidas informações demográficas.
Para mais informações, verifique a documentação disponibilizada pelo Facebook.
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